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Enfim, não foi propriamente a apologia, mas sim essa reivindicação de existência jurídica frente ao Estado, que deu o primeiro passo de aproximação do Cristianismo com o poder político constituído. O fato, por exemplo, do Constantino I de Nicéia (em 325) ter sido presidido por um Imperador, por Constantino, isso demonstra a potência do desenvolvimento político do poder religioso frente ao civil.O Cristianismo se viu igualmente forçado a se organizar como sociedade (ou assembléia) religiosa. A fim de se garantir como Instituição, tal sociedade também se viu obrigada a criar uma hierarquia de poder (interno), capaz não só de definir uma ordem eclesiástica, mas também de torná-la estável.
O Edito de Milão, de 313, pusera fim às grandes perseguições promovidas pelo Império. Isso ocorreu devido ao fato da maioria dos romanos terem aderido ao Cristianismo, o que aliás forçou, nessa ocasião, por volta do ano 306, o imperador Constantino I a tolerar o Cristianismo, e, logo depois, a reconhecê-lo oficialmente em seu Império. Mesmo predominantemente cristão, o Império mantinha, porém, todas as suas festas e rituais profanos (de sacrifícios e de queima de incensos). No Coliseu, por exemplo, continuavam sendo promovidas as grandes lutas de gladiadores e passaram a executar os criminosos comuns. Eles os executavam no mesmo estilo como sacrificavam anteriormente os cristãos, ou seja, fazendo-os enfrentar sobretudo os animais exóticos (tigres, leões, jacarés) vindos das colônias). Quer dizer, eles sacrificavam agora os fora da lei, mas não mais os cristãos. Também pudera, pois agora era a maioria cristã que participava dessas festas (sempre promovidas em grande estilo), e era também ela que dava sustentação política ao grande Império.
OBS:
*Reciprocidade:É comum a todos os lados
*Esporadicamente:Acontece somente as vezes
*Apologia:Descurso de defesa ou elogio
*Reciprocidade:É comum a todos os lados
*Esporadicamente:Acontece somente as vezes
*Apologia:Descurso de defesa ou elogio
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